segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NÃO CUTUQUE!


  Sabe quando você vai andar de Roller? Sobe um morro e, ao descer, uma pedra aparece no seu caminho e faz com que você perca o equilíbrio, caia e machuque seu joelho? 



  Você sentirá uma dor significativa, ao considerar que seu joelho estava saudável e bem, antes disso acontecer. Não foi nada legal! Começa a cuidar para que ninguém toque ali, até que esteja completamente curado. 



  Eis que, aparece um alguém e "cutuca" o seu machucado, sem querer. Novamente, a dor. Que tristeza.
  Mas, tudo bem. Seu colega não fez por mal, ele não viu seu machucado. Você continua a cuidar.

  Então, quando está quase curado, você descuida um pouco. Vem outra pessoa e uma pancada forte, justamente em cima de onde você estava com dor. Já ouviu falar na "Lei de Murphy"? Basicamente, como se, se fosse para acertar em algum lugar, seria exatamente neste ali (onde não poderia).
  Agora, dói muito!
  
  Vontade de expressar variadas reações: bater na pessoa, não querer olhar mais para ela, etc. Cada um da sua forma. Só que, a pessoa não havia se dado conta do que havia feito à você. Deixa pra lá.
  
  Muito mais cuidado! Afinal, você não quer que isso aconteça novamente. Como ainda está magoado (o local), devido aos "cutuques", qualquer toque já faz um estrago.
  Você já começa a se perguntar se, algum dia, esse machucado vai cicatrizar. Por que..., né?! Convenhamos. (rsrs)

  Conforme seu dia a dia vai passando, com muitos ao seu redor, advinha o que aconteceu? Um "ser" na sua correria da vida, chegou perto de você, e incrivelmente conseguiu dar aquele "cutuque" de leve. Pronto! Está doendo.
  CHEGA!!!
  Já é um trauma.

  O pensamento do momento é: "A partir de hoje, me afastarei das pessoas e dos lugares que possam piorar minha situação. Só quando eu estiver bem novamente, voltarei à minha rotina.".
  Pensamento justo, afinal, ninguém quer sentir dor. É, inclusive, instintivo: fugirei da dor.
  Por qualquer motivo, ainda não conhecido, uma última pessoa aparece "do nada". Perdida. Bem na sua frente. Ah, não! Mais alguém que vai me acertar! Vou sair de perto... Bom, talvez não seja tão perigoso... A pessoa cativa você, mesmo diante de todo o medo. Você vai se apegando à companhia dela... Ela ainda não viu seu  machucado, mas não parece que vai acertá-lo. É  muito cuidadosa (esta pessoa).
  Você descuida.
  [...]
  Sim. De novo.





  Não existe uma fórmula ou método científico, muito menos uma Bola de Cristal para prever o que vai acontecer. Você se arriscou. Estava machucado, mas as pessoas não tinham culpa disso. Assim, como não existe um só culpado da sua dor agora. Um não sabia do machucado do outro, enquanto que o outro não o preveniu.

  O que resta é ter paciência. Dizem que o tempo cura tudo. Não se sabe ao certo...

  
O único pedido que fica, enquanto isso, é:   NÃO CUTUQUE!


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cada coisa no seu tempo...

  Já ouviu falar que "para tudo tem um tempo determinado"?
  Eu não só ouvi, como falei. Falei, muitas vezes, para me consolar. Porém, se você não sabe esperar "o tempo", de nada adianta.

  Meu maior medo sempre foi que, conforme o tempo passe, as coisas mudem.
  O ser humano tem a tendência de guardar muito mais as lembranças ruins do que as boas. Eu não gosto que o tempo passe e faça com que eu lembre apenas das ruins. Não quero esquecer das pessoas que me fizeram bem e nem dos acontecimentos bons que já aconteceram em minha vida,  independentemente se estes voltarão ou não...




  Mas, a cada dia que passa vou entendendo que a vida é mesmo feita de estações. Há tempos e tempos. Há épocas e épocas. E neste mundo nada é para sempre. Por isso, tenho buscado apreciar cada tempo, vivendo intensamente a família, os relacionamentos, amigos. Afinal, cada pessoa que temos ao nosso redor pode estar ao nosso lado apenas por aquele momento, e cada período de tempo que vivemos pode estar prestes a mudar, e tudo pode ser diferente.

  Algumas pessoas podem fazer falta. Alguns momentos também. Assim como outros, é bom que o tempo passe, para que possamos esquecer. 

  Por fim, vale lembrar da responsabilidade que é, você entrar na vida de alguém. Você fazer parte, nem que seja por um curto instante, da vida desta pessoa pode mudar todo seu futuro... Este tempo pode ser o agora! Uma palavra, um gesto ou uma escolha, pode fazer toda a diferença.







Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
   Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; [...] tempo de chorar, e tempo de rir; [...] e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; [...] tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." 

E lembrem-se crianças: 
  "TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS."
 A. S. Exupéry